O Visagismo é tão importante, considerando vários ambientes, entre eles as mídias sociais

A diferença entre os demais é que o redondo tem a largura igual à altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas.

Não é raro que os clientes cheguem às consultorias com dúvidas

Assim, filosofando é preciso dizer que o Visagismo é a ciência que estuda o rosto, sede da identidade do indivíduo e suas hipóteses de imagens discursivas

O termo Visagismo foi introduzido recentemente no mundo acadêmico, embora já estivesse presente em muitas áreas no segmento de beleza. O vocábulo, que deriva do francês visage, que quer dizer rosto, define a ciência que estuda a face, a partir da qual é possível criar uma imagem pessoal autêntica do cliente de acordo com suas características físicas e emocionais. Desse modo, define-se como profissionais visagistas aqueles que buscam harmonizar esteticamente a identidade da pessoa em um atendimento totalmente personalizado. Nesse sentido, o Visagismo ajuda o profissional a saber quais visuais são mais adequados para cada pessoa, sempre levando em conta o objetivo que o cliente deseja transmitir.

Não é raro que os clientes cheguem às consultorias Visagistas solicitando um tipo de visual pautado em suas necessidades, muitas vezes tomando como base, por exemplo, um corte ou coloração de cabelo que encontraram nas mídias sociais ou que visualizaram em algum famoso, não considerando sua própria estrutura facial e corporal. Assim, para identificar os pontos que valorizam a beleza e entram em congruência com o estilo de vida de cada um, o Visagismo se baseia em artigos, pesquisas e teses de estudos científicos, analisando vários fatores, como formato do rosto, cor da pele, feições e também a personalidade e atividade profissional. Desse modo, procurar um profissional do ramo antes de fazer mudanças em seu visual faz toda a diferença.

Segundo Consultor Visagista Robson Trindade, reconhecido no mercado como o maior estudioso de Visagismo do Brasil, segundo especialistas no assunto, mestre e doutorando no departamento de Tecnologias da Inteligencia e Design Digital – TIDD-PUC/SP, existem sete formatos primários de rosto que representam diferentes características. Rostos que possuem linhas retas são um sinal de força e determinação, aqueles com linhas diagonais representam o dinamismo, ao passo que linhas mais curvas transmitem delicadeza e suavidade.

Conforme apontam #OsTrindade, rostos redondos são aqueles em que “a lateral é curva. A diferença entre os demais é que o redondo tem a largura igual à altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas.” Já nos rostos retangulares ou quadrados, “a lateral é vertical e reta quando o ângulo da mandíbula estiver abaixo da boca. A proporção do rosto quadrado é igual à do rosto redondo, enquanto o rosto retangular tem a mesma proporção do rosto triângulo alto”, à medida que os rostos triangulares invertidos ou losangulares ocorrem “quando a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular.” Por fim, quanto ao rosto triangular, Professora Especialista Thaís Trindade Melro Milhomens, diz que esse “tem a parte inferior mais larga do que a testa, e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos.”

O profissional também analisa as feições, que são divididas em 3 partes e correspondem aos traços da personalidade: traço superior, da sobrancelha para cima, onde se analisa o intelecto; traço médio, entre as sobrancelhas até o eixo do zigomático, no qual o olho é a área que retrata a emoção e o nariz, a ação; e inferior, do nariz até a mandíbula, onde a boca representa a expressão e a comunicação, e o queixo, a vontade.

Tendo tudo isso em vista, a importância do Visagismo é enorme pois o trabalho do profissional passa por uma análise cuidadosa, customizada e exclusiva, tendo como base o estudo cientifico. Durante o processo, o profissional pergunta fatos sobre a vida do cliente e a imagem que ele quer passar por meio de seu visual, envolvendo-o ativamente no processo da construção do seu look. Dessa forma, ambos podem trabalhar juntos na construção da identidade desejada pelo cliente.

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